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Ecologia Humana e Qualidade de Vida

Todo o universo esta baseado em um principio fundamental, a unicidade e a inter-relação entre as coisas. Ate agora, a ciência e a civilização contemporânea triunfam dando as costas a inter-relação das diversas partes da natureza, isolando cada seguimento dela, a fim de poder analisa-lo e disseca-lo por separado, chamando a este procedimento de "ciência". Agora, devemos enfrentar o fato de que nossas necessidades e as fontes que podem satisfazê-las estão inter-relacionadas com as outras partes da natureza, animadas e inanimadas.

Este princípio de que se deve ver o meio ambiente com uma unidade complexa em que tudo esta relacionado, só pode ser completo se também abarcar o homem e os planos psicológicos e espiritualmente da realidade, portanto, em ultimo termo a fonte de tudo quanto existe.

Se a esfera terrestre caiu no perigo da desordem o do caos e devido precisa mente ao fato de que durante vários séculos o homem ocidental tentou viver como um ser puramente terreno e tratou de desvincular seu mundo terreno de qualquer outra realidade que o transcendesse.

As atuais considerações ecológicas podem superar algumas das barreiras que criaram os estudos separatistas e compartimentalizados sobre a natureza, mas não podem resolver os problemas mais profundos que envolvem o homem mesmo, porque e precisamente o homem que perturbou o equilíbrio ecológico mediante fatores de caráter não biológicos.

A rebelião espiritual do homem contra o céu contaminou a terra e nenhuma tentativa de retificar a situação criada sobre terra pode ter êxito sem que a rebelião contra o céu chegue ao seu fim.

Só a Ecologia Humana, baseada em princípios metafísicos, pode restabelecer a harmonia entre o homem e a terra ao estabelecer em primeiro lugar a harmonia entre o homem e o céu, entre o homem e do homem para consigo mesmo e deste modo transformar a atitude ambiciosa a ávida do homem para com a natureza que e a base da exploração temerária dos recursos naturais, em uma atitude combinada e fundamentada na contemplação e na compaixão.

O homem e o canal da graça para a natureza. Através da sua participação ativa no mundo espiritual, ele joga luz dentro do mundo da natureza. O homem e a boca através da qual a natureza respira e vive. Devido a intima conexão entre o homem e a natureza o estado interior do homem se reflete na ordem exterior (no mundo e no meio ambiente).

O homem vê na natureza o que ele mesmo é e penetra no significado interior dela, somente com a condição de ser capaz de buscar nas profundezas interiores do seu próprio ser. Os homens que vivem na superfície de seu ser só podem estudar a natureza como algo que tem que manipular e dominar.

Lembremos que a contemplação, que permitiu que o elemento qualitativo e espiritual da natureza constituinte da fonte da beleza, pode refletir-se nos mais belos jardins japoneses ou persas e nas obras de caráter similar e estão baseados no conhecimento tradicional.

Aplicando-se esse conhecimento tradicional como a geografia sagrada e a geomancia, os chineses, os japoneses, os persas e os árabes construíram alguns dos mais belos edifícios, jardins paisagens urbanas imagináveis.

Existe necessidade de redescobrir a natureza virgem como fonte da verdade e da formosura, no sentido intelectual mais escritos e não meramente sentimental.

A natureza deve ser vista como uma afirmação e uma ajuda na vida espiritual até como meio da graça. Uma vez mais devera converter-se em um meio de recordação do paraíso e do estado de "felicidade" que o homem busca naturalmente. O redescobrimento da natureza virgem não significa um voo do homem individualista e prometeico em direção a natureza. Enquanto se encontra no estado de rebelião contra o céu, o homem leva consigo suas próprias limitações ate quando se volta para a natureza. Estas limitações velam a mensagem espiritual da natureza para ele, para que não extraia proveito disso.

E deste modo que o moderno cidadão urbano em busca da natureza virgem leva consigo os elementos que a destroem e como consequência destrói o homem que esta buscando.

O redescobrimento da natureza virgem com a ajuda de princípios tradicionais significaria uma reunificação do significado simbólico das formas naturais e o desenvolvimento de uma simpatia espiritual para com a natureza, significando a restauração do homem m seu lugar no cosmos.

No plano da ação, isso significa antes de mais nada atuar sempre segundo a verdade, de acordo com o principio da unicidade e da transcendência de todas as coisas.

O homem moderno necessita de uma nova visão de si, da natureza e da sua própria relação com ela para poder sobreviver, inclusive fisicamente, sendo o homem agente consciente e transformador do ambiente em que vive, neste tempo e necessário uma atitude responsável para consigo mesmo, e no sentido de se conhecer como ser humano integrante do esquema geral das coisas do universo.

Assim, ecologia humana significa o homem curar a si mesmo, para curar o ambiente e a natureza. Curar significa equilíbrio, harmonia e consciência da sua função no cosmos.

Tudo isso requer uma melhor qualidade de vida, ou seja, educação apropriada, alimentação equilibrada, informação adequada, moradia confortável, saúde consciente, beleza e alegria de viver numa relação harmônica e compassiva do ser humano para com o ser humano.

Ações baseadas nestes princípios em um país onde a natureza parece insondável e inesgotável em sua majestosa exuberância podem e devem ser tomadas levando m consideração as questões expostas anteriormente.

Sugerimos alguns tópicos a serem sentidos, pensados e discutidos como uma forma de contribuir para consciência e evolução da humanidade:

*Implantação de Terapias Holísticas Tradicionais ou Terapias Naturais no SUS (serviço único de saúde);

*Desenvolvimento do principio do cooperativismo, nas escolas e pequenas comunidades:

*Incentivos à pesquisa e aplicação de terapias populares no SUS (sistema único de saúde);

*Incentivos às pesquisas de contos e lendas populares e sua difusão nas escolas;

*Utilização da tecnologia de ponta a ponta na alimentação (multiminerais e vitaminas) para enriquecer a merenda escolar e suprir deficiências crônicas alimentares da população;

*Utilização de técnicos e pesquisadores dos conhecimentos tradicionais nos projetos de impacto ambiental;

*Campanhas para difundir as bases da ecologia humana, utilizando técnicas diversas como teatro, TV, música, rádio, etc.;

*Campanhas sobre orientação e utilização de alimentos simples e básico para a população em geral;

*Resgate de técnicas brandas e simples de edificação, para serem utilizadas pela população de baixa renda;

*Implantação e formação de bibliotecas públicas, em escolas, pequenas comunidades, centros culturais e bairros;

*Implantação e formação de centros culturais e artísticos em pequenas comunidades, para criação, pesquisa e difusão dos conhecimentos tradicionais da humanidade, utilizando-se os mais diversos instrumentos como dança, teatro, musica, canto, artes plásticas, etc.

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